terça-feira, 20 de julho de 2010

APRESENTAÇÃO DA BANDA MUNICIPAL

BELÍSSIMA APRESENTAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA FRANCISCO PAULO DE ARAÚJO NAS COMEMORAÇÕES ALUSIVAS A PADROEIRA SENHORA SANTANA

Maestro Máspole Cidade: Competência e Criatividade.




Parabéns a todos os Músicos pela belíssima apresentação.

sábado, 17 de julho de 2010

sábado, 10 de julho de 2010

Museu de Paleontologia foi reinaugurado


Depois de um ano fechado para ampliação e modernização, o Museu de Santana do Cariri foi reinaugurado nesta última sexta-feira, dia 09.

O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, da Universidade Regional do Cariri (Urca), foi reaberto neste dia 09, depois de um ano fechado para reformas. A reinauguração contou com a presença do Secretário da Ciência e Tecnologia de Ensino Superior do Estado (Secitece), René Teixeira Barreira, e autoridades caririenses.
O Museu passou por uma ampliação e modernização do ambiente. Como parte da obra, várias peças foram restauradas e voltarão a ser expostas, bem como as réplicas em tamanho natural dos dinossauros e pterossauros. O espaço ganhou também uma central de ar para receber melhor os visitantes.

Espaços

Agora, o Museu contará com uma sala de videoconferência, mais uma biblioteca, elevador, loja de lembranças e salas para servir de depósito de fósseis que não ficam expostos.


De acordo com o vice diretor do Museu de Paleontologia, João Kerensky, a partir da próxima semana o local estará aberto à visitação, de terça a sábado, das 9 às 17 horas e, aos domingos, das 9 às 14 horas.
O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri abriga um acervo pertencente a maior jazida fossilífera do Brasil, a formação Santana, na Chapada do Araripe. No local está guardada a maior coleção de fósseis do Período Cretáceo, datados de cerca de 100 milhões de anos. É considerado um importante centro de estudos e, também, pesquisas científicas relacionadas à Paleontologia.

Com as reformas, foram incorporadas ao acervo do Museu as árvores fossilizadas encontradas nas escavações da Ferrovia Transnordestina, perfazendo um total, de acordo com o reitor, de 10 mil peças.

Fique por dentro
Criação

O museu foi criado pela Lei nº 197 de 18 de abril de 1985. Foi doado à Universidade Regional do Cariri em 16 de abril de 1988, que autorizou a celebração de um contrato de comodato por 30 anos. A inauguração do Museu ocorreu no dia 26 de julho de 1988 e foi assumido efetivamente pela Urca em 1991, passando a integrar a estrutura da Universidade, como núcleo de pesquisa e extensão. A cidade recebe, anualmente, turistas e pesquisadores do mundo inteiro para conhecerem a abundância dos fósseis da região do Araripe.


MAIS INFORMAÇÕES:
Museu de Paleontologia de Santana do Cariri
Rua Dr. José Augusto Araújo, 326
(88) 3545.1206

Trechos da matéria : http://diariodonordeste.globo.com

quinta-feira, 8 de julho de 2010

AO CHEGAR EM SANTANA DO CARIRI VISITE:

IGREJA MATRIZ DE SENHORA SANTANA

De estilo barroco com altares internos de rococó, construída no século XIX, pelo Padre Inácio Rufino de Moura. A imagem da padroeira Senhora Santana foi trazida da Europa pelo Coronel Felinto da Cruz Neves, medindo aproximadamente 1,5 m de altura.

É importante destacar, a beleza de sua arquitetura,de altares em madeira, suas imagens e sua imponente torre, que traz em seu ponto mais alto a imagem de Nossa Senhora da Vitória.
Rua Padre Cristiano Coelho, 305 Centro

Casarão do Coronel Felinto da Cruz Neves

O Casarão pertenceu ao Coronel Felinto da Cruz Neves, construído no século XIX, com imensos e dezenas de janelões bem trabalhados. Na parte superior: salas, salões, capela com imagens de diversos santos e um catecismo da época. Um pátio e um imenso subterrâneo. Alguns materiais foram importados da França.

Conta com alguns móveis da família do Coronel e uma amostra de obras de arte de artistas locais, assim como abriga o centro de artesanato e a biblioteca pública municipal.

O Casarão também foi morada da primeira mulher prefeita do Estado do Ceará, de Santana do Cariri e a segunda do Brasil, Dona Generosa Amélia da Cruz.

CENTRO DE ARTESANATO DO CASARÃO FELINTO

Localizado no Casarão do Coronel Felinto, gerido pela Associação de Artesanato de Santana do Cariri e mantido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Centro dispõe de artesanatos diversificados, tais como: Trabalhos em bilros, renda, cipó, palha, couro, crochê, latas, pedras cariri, gesso, réplicas de fósseis, dentre outros.

Alguns artesãos locais:


1-“Maria dos Balaios” - Cipó

2- João Félix – couro
3-Maurício dos Santos –Material reciclável (latinhas)
4- Evilásio e José Alves – Pedras, Gesso, coco, papel e sacola plástica
5- Gertrudes, Joana D’arc, Toilza, Givanilde, Maria do Carmo e Luíza Lacerda - bilro

Rua Deputado Furtado Leite, 205 Centro

Fone: (88) 3545-1324

RESTAURANTE PONTAL DA SANTA CRUZ

Restaurante localizado no ponto mais alto do Pontal da Santa Cruz. Fica a 15 min de carro da Sede. Gerido desde 2003 por uma Associação do Distrito do Pontal da Santa Cruz, onde fica localizado.

Tem capacidade para 200 pessoas, muito amplo, limpo e organizado. Possui um excelente espaço para realização de eventos , além de dispor de uma área recreativa para crianças.

O acesso pode ser feito por uma trilha ou por uma estrada. Dispõe de uma visão panorâmica exuberante, uma das mais bonitas da região, vista através do mirante ao lado da cruz do Pontal.

Na gastronomia, pratos diversificados e em especial o prato típico do restaurante, baião de dois cremoso, paçoca, macacheira frita e churrasco.

Maiores Informações:

Laura: 9959-8931

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Amigos leitores do Blog de Santana do Cariri, tive a intenção de criar esse blog, como forma de deixá-los atualizados sobre as notícias de nossa querida Santana do Cariri. Fico feliz em saber que vocês o acompanham frequentemente.

Infelizmente percebi que não agradei a todos os leitores, acho que as notícias postadas estavam incomodando alguém. O antigo blog foi apagado literalmente. Tenho a certeza de que não foi nenhum dos meus amigos seguidores, pois a má fé não poderia vir de pessoas tão especiais como vocês.

Mas... sou persistente, acho que é uma das minhas qualidades, criei novamente o Blog de Santana do Cariri para continuar postando as notícias do nosso Município.
Abraços...