quinta-feira, 8 de julho de 2010

AO CHEGAR EM SANTANA DO CARIRI VISITE:

IGREJA MATRIZ DE SENHORA SANTANA

De estilo barroco com altares internos de rococó, construída no século XIX, pelo Padre Inácio Rufino de Moura. A imagem da padroeira Senhora Santana foi trazida da Europa pelo Coronel Felinto da Cruz Neves, medindo aproximadamente 1,5 m de altura.

É importante destacar, a beleza de sua arquitetura,de altares em madeira, suas imagens e sua imponente torre, que traz em seu ponto mais alto a imagem de Nossa Senhora da Vitória.
Rua Padre Cristiano Coelho, 305 Centro

Casarão do Coronel Felinto da Cruz Neves

O Casarão pertenceu ao Coronel Felinto da Cruz Neves, construído no século XIX, com imensos e dezenas de janelões bem trabalhados. Na parte superior: salas, salões, capela com imagens de diversos santos e um catecismo da época. Um pátio e um imenso subterrâneo. Alguns materiais foram importados da França.

Conta com alguns móveis da família do Coronel e uma amostra de obras de arte de artistas locais, assim como abriga o centro de artesanato e a biblioteca pública municipal.

O Casarão também foi morada da primeira mulher prefeita do Estado do Ceará, de Santana do Cariri e a segunda do Brasil, Dona Generosa Amélia da Cruz.

CENTRO DE ARTESANATO DO CASARÃO FELINTO

Localizado no Casarão do Coronel Felinto, gerido pela Associação de Artesanato de Santana do Cariri e mantido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Centro dispõe de artesanatos diversificados, tais como: Trabalhos em bilros, renda, cipó, palha, couro, crochê, latas, pedras cariri, gesso, réplicas de fósseis, dentre outros.

Alguns artesãos locais:


1-“Maria dos Balaios” - Cipó

2- João Félix – couro
3-Maurício dos Santos –Material reciclável (latinhas)
4- Evilásio e José Alves – Pedras, Gesso, coco, papel e sacola plástica
5- Gertrudes, Joana D’arc, Toilza, Givanilde, Maria do Carmo e Luíza Lacerda - bilro

Rua Deputado Furtado Leite, 205 Centro

Fone: (88) 3545-1324