Depois de um ano fechado para ampliação e modernização, o Museu de Santana do Cariri foi reinaugurado nesta última sexta-feira, dia 09.
O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, da Universidade Regional do Cariri (Urca), foi reaberto neste dia 09, depois de um ano fechado para reformas. A reinauguração contou com a presença do Secretário da Ciência e Tecnologia de Ensino Superior do Estado (Secitece), René Teixeira Barreira, e autoridades caririenses.
O Museu passou por uma ampliação e modernização do ambiente. Como parte da obra, várias peças foram restauradas e voltarão a ser expostas, bem como as réplicas em tamanho natural dos dinossauros e pterossauros. O espaço ganhou também uma central de ar para receber melhor os visitantes.
Espaços
Agora, o Museu contará com uma sala de videoconferência, mais uma biblioteca, elevador, loja de lembranças e salas para servir de depósito de fósseis que não ficam expostos.
De acordo com o vice diretor do Museu de Paleontologia, João Kerensky, a partir da próxima semana o local estará aberto à visitação, de terça a sábado, das 9 às 17 horas e, aos domingos, das 9 às 14 horas.
O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri abriga um acervo pertencente a maior jazida fossilífera do Brasil, a formação Santana, na Chapada do Araripe. No local está guardada a maior coleção de fósseis do Período Cretáceo, datados de cerca de 100 milhões de anos. É considerado um importante centro de estudos e, também, pesquisas científicas relacionadas à Paleontologia.
Com as reformas, foram incorporadas ao acervo do Museu as árvores fossilizadas encontradas nas escavações da Ferrovia Transnordestina, perfazendo um total, de acordo com o reitor, de 10 mil peças.
Fique por dentro Criação
O museu foi criado pela Lei nº 197 de 18 de abril de 1985. Foi doado à Universidade Regional do Cariri em 16 de abril de 1988, que autorizou a celebração de um contrato de comodato por 30 anos. A inauguração do Museu ocorreu no dia 26 de julho de 1988 e foi assumido efetivamente pela Urca em 1991, passando a integrar a estrutura da Universidade, como núcleo de pesquisa e extensão. A cidade recebe, anualmente, turistas e pesquisadores do mundo inteiro para conhecerem a abundância dos fósseis da região do Araripe.
MAIS INFORMAÇÕES: Museu de Paleontologia de Santana do Cariri Rua Dr. José Augusto Araújo, 326 (88) 3545.1206 Trechos da matéria : http://diariodonordeste.globo.com